O Programa Pontes Ubuntu visa a capacitação para promoção e restauração da dignidade humana, em contextos em que esta se encontra diminuída ou ferida, através do empoderamento para uma liderança servidora. Desta forma pretende-se contribuir para transformar experiências e contextos de injustiça e exclusão social em dinâmicas de justiça e inclusão social, com reforço da coesão e sentido de pertença.
Uma das metáforas mais expressivas para sintetizar este programa é a da inspiração e capacitação de “construtores de pontes” ou “pontífices”. Partindo da evidência que as violações da dignidade humana geram, muitas vezes, um processo de humilhação, ressentimento, fragmentação e violência, coloca-se o desafio de poder reverter esta dinâmica através de pessoas e organizações que promovam a restauração da dignidade respeitando os valores da verdade, da justiça e da reconciliação. A capacitação destas pessoas, particularmente as que são sujeitos desses processos de exclusão, enquanto líderes servidores e pontífices constitui o cerne da transformação social desejada com este programa. O espaço da educação não-formal constituiu o primeiro terreno de intervenção do programa Pontes Ubuntu. No entanto, pretende-se que este método possa vir também a ser desenvolvido em contexto de educação formal.
De 9 a 13 de abril, realizou-se uma Ubuntu Week na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no Porto, com a turma de 1º ano da Licenciatura em Educação Social.
Na primeira semana de abril, realizou-se a 2ª conferência da Ubuntu Global Network, em Cape Town - África do Sul.