Lisboa comemora o Centenário do Nascimento de Nelson Mandela

100 years Mandela img

A 18 de julho de 2018 celebra-se o Centenário do Nascimento de Nelson Mandela. O mundo prepara-se para celebrar a memória de um dos principais líderes mundiais.

A Academia de Líderes Ubuntu – projeto do Instituto Padre António Vieira (IPAV) -  que tem em Nelson Mandela um dos seus grandes inspiradores, não podia deixar de comemorar esta data e, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Associação Mutualista Montepio e Infraestruturas de Portugal, organiza um conjunto de iniciativas para celebrar Nelson Mandela.

Num contexto mundial e europeu marcado pela fragmentação e pelo conflito, seja em torno da crise dos refugiados, da desagregação europeia ou do choque das civilizações, urge reforçar a importância das pontes. O mundo precisa, como nunca, de construtores de pontes.

Ao fazer memória da figura de Nelson Mandela, da sua luta pela democracia e a igualdade, pretende-se manter viva a sua herança, promovendo a partilha de experiências, aprendizagens e desafios a enfrentar.

O programa das comemorações do Centenário inclui, entre outras iniciativas, conferências com convidados nacionais e internacionais, nas quais serão abordados os processos de reconciliação em países que já viveram a experiência de justiça transicional (África do Sul, Timor-Leste, Costa do Marfim, Irlanda e Reino Unido) e em países que estão a iniciar este processo (Colômbia, Guiné-Bissau, Tunísia), o exemplo da liderança servidora de Nelson Mandela e a importância da construção de pontes para a paz.

 

Programa e mais informações em: http://centenariomandela.pt

 100 years Mandela Slide1 - Imagem Geral