pontes2

 

REGULAMENTO ACADEMIA DE LÍDERES UBUNTU
ABRIL - DEZEMBRO 2018

 

DESTINATÁRIOS

A Academia de Líderes Ubuntu destina-se a jovens entre os 18 e os 35 anos com elevado potencial de liderança, residentes em Portugal Continental.

 

CANDIDATURAS

Os participantes da Academia de Líderes Ubuntu serão selecionados a partir de candidaturas apresentadas até ao dia 4 de março de 2018, através de:

1) preenchimento do formulário de pré-inscrição on-line em www.pontesubuntu.org

2) Envio através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

  1. uma carta de apresentação do candidato
  2. uma carta de recomendação da instituição apoiante ((Escolas, IPSS, Associações sociais, culturais ou desportivas, Projetos Escolhas, Juntas de Freguesia, Clubes).
  3. uma fotografia pessoal tipo passe ou equivalente

Disponibilizamos duas cartas exemplo, uma de motivação e outra de recomendação, para poderem ser utilizadas caso os candidatos e/ou as instituições assim o entendam:

-> Exemplo de Carta de Motivação
-> Exemplo de Carta de Recomendação

 

APOIO E DÚVIDAS

Para dúvidas, o IPAV pode ser contactado através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número de telefone 967884722.

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

Após a análise das candidaturas, os candidatos pré-selecionados serão contactados para uma entrevista individual, processo após o qual se definirá o universo final de participantes efetivos.

 

FUNCIONAMENTO

As atividades da Academia decorrerão entre abril e dezembro de 2018.
A Academia organizará 10 fins de semana residenciais temáticos obrigatórios.
A participação na Academia de Líderes Ubuntu é gratuita. Os formandos terão apenas de suportar os custos relativos aos transportes para os locais de formação.

 

FALTAS

Cada participante poderá dar uma falta justificada.

 

DOCUMENTO DE COMPROMISSO

Após a seleção, cada participante subscreverá formalmente um Compromisso, onde confirma a sua vontade de integrar e de se comprometer com a Academia de Líderes Ubuntu, observando todas as disposições do presente regulamento.

 

AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES

A avaliação de cada participante será realizada pela equipa de coordenação com o apoio dos animadores e terá como critérios:
a) intervenções ao longo das atividades da Academia de Líderes Ubuntu;
b) realização das atividades de preparação propostas (como leituras, etc.)
c) assiduidade e pontualidade;
d) contributos espontâneos;
e) relacionamento com o restante grupo;

 

AVALIAÇÃO DO PROJETO

A Academia terá a decorrer uma avaliação interna de cada sessão. Será também acompanhada por um processo de avaliação de impacto.

 

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

A Academia de Líderes Ubuntu atribuirá um certificado de participação no final do programa de formação, a todos os participantes que tenham cumprido o regulamento e as etapas da Academia.

 

PARCEIROS

O Projeto Pontes Ubuntu é possível graças ao apoio do Alto Comissariado para as Migrações, à Câmara Municipal de Lisboa, à Fundação Montepio e à Fundação Calouste Gulbenkian.